quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ENCONTRO DE LETRAMENTO DIGITAL COM PROFESSORES DA EJA

  

Penso que foi instigante o encontro com os professores da EJA em que conversarmos sobre o uso das novas tecnologias da comunicação e informação com os professores da EJA da Escola. Fiquei bem entusiasmada com os relatos dos colegas no final do encontro, pois alguns me disseram que se sentiram motivados e com vontade de usar a informática, processadores de texto e de apresentação, as redes sociais, como o blog, o facebook e o twitter com suas turmas.  Os que haviam deixado de lado o computador em suas aulas, ficaram com vontade de voltar a usar e os que já usam perceberam que podem avançar e ousar  muito mais...

Começamos o encontro relembrando a prática de cada um e o que já têm de suporte virtual e em rede com atividades específicas nas turmas da EJA da Escola. Depois fizemos o reconhecimento das novas máquinas que estão instaladas na Midiateca, conversamos sobre o LibreOffice e informamos sobre os documentos e tutoriais,  disponíveis na rede sobre os programas dessa suíte, inclusive para iniciantes cujo endereço está lincado neste blog. Além disso mostramos a importância de criarem pastas para si e para suas turmas no diretório Público do servidor. 

Fizemos uma apresentação em que destacamos alguns princípios ou dicas para usar bem a informática na educação. A quarta atividade foi a apresentação de um vídeo em que a professora Sônia Paro relata uma experiência bem sucedida com o uso de computadores em suas turmas de EJA.

A próxima apresentação foi sobre o uso do blog  e suas múltiplas possibilidades para a aprendizagem dos estudantes. Apresentamos a tradução de um artigo muito completo da professora edublogueira Anne Davis, que responde às muitas perguntas dos professores sobre "Blogar pra quê?"

A sexta atividade foi a presentação divertida do vídeo questionamento: Metodologia ou Tecnologia? A seguir apresentamos outro vídeo que começa com a fala de Emília Ferreiro sobre o uso do computador na alfabetização de adultos: "O computador pode ser um aliado na alfabetização de jovens e adultos".

Após os comentários, finalizamos o encontro com o vídeo em que Mercedes Sosa canta  "Eu só peço a Deus" com Bete Carvalho. O vídeo finaliza com um texto interessante de Gandhi: 

"Se eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito àquilo que é indispensável. Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: o de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída."

Obrigada a todos, queridas e queridos colegas da EJA  desta Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, sugerir e contribuir...