segunda-feira, 8 de outubro de 2012

UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÂO


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Em 2010 escrevi o artigo "Transvendo o mundo em redes sociais e comunidades de aprendizagem". De lá para cá muita coisa mudou e para melhor, hoje há muitas publicações sobre o uso pedagógico do Facebook, por exemplo, que não encontrei na época em que o Orkut ainda fazia sucesso. Hoje sabemos mais sobre o uso da web 2.0 para ensinar e aprender.  O Youtube é uma rede importantíssima para a pesquisa escolar e o Twitter uma ferramenta poderosa para trabalhar com os estudantes a concisão textual, por exemplo.
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Por outro lado, há muito tempo vimos lembrando que as novas tecnologias não são educacionais. São informacionais e comunicacionais. Os professores é que colocam pedagogia nelas. Esse é o desafio dos professores, pois as ferramentas e plataformas das redes sociais não são educacionais por si só, mas apresentam potencial fabuloso de comunicação para a educação. Fazer uso de redes sociais e mídias na educação abre muitas possibilidades no ensino e na aprendizagem pela qualidade que agrega nas relações professor-aluno e no acesso aos objetos de aprendizagem.

Enquanto o uso de email tem caído entre os alunos, a comunicação por redes sociais tem aumentado. Nesse sentido, como plataforma para comunicação, o Facebook já ocupa um espaço importante na educação. Há pouco li o comentário de uma professora de Geografia, Rosana Bonfim,  que diz: "Estou utilização o Facebook como instrumento educacional. Está sendo válido porque a participação de alunos tímidos, afastados, desinteressados está ocorrendo.

Dentre todas as ferramentas web 2.0 e redes sociais disponíveis hoje, talvez só estejam no mesmo nível do Facebook os blogs, o Google Docs e o YouTube.

Alguns dos recursos do Facebook que podem ser usados em educação:
  • Só com um perfil e os recursos básicos, já dá para fazer muita coisa. O mural do Facebook foi sendo aperfeiçoado, influenciado pelos microblogs, e hoje oferece a tecnologia de Streaming de textos, notas, imagens, vídeos, avaliações, comentários, eventos etc. dos seus amigos. Mostra também as atualizações de páginas que você curte e dos grupos a que você pertence. O mural pode servir, portanto, de espaço de comunicação e de discussão, e alunos e professores podem ser marcados, para incentivar sua participação. Mensagens internas (síncronas ou assíncronas) servem também como um importante canal de comunicação, e eventos podem ser utilizados para lembrar de prazos, encontros, palestras etc.
  • Nos grupos, as pessoas podem interagir e compartilhar recursos e comentários. É uma maneira de alunos e professores trabalharem em projetos colaborativos. É possível criar grupos abertos, privados e fechados, o que ajuda a preservar a privacidade de seus membros e dos temas discutidos. Quando um membro posta algo no grupo, como um link para um artigo, uma questão ou uma atividade, outros membros receberão uma mensagem do Facebook com a atualização. Veja um exemplo de criação de um grupo no Facebook:


Outro passo-a-passo de como criar um grupo e grupos para escolas
Clique na imagem para abrir:

  • As páginas permitem também interações entre membros do Facebook. Uma página é pública, ou seja, qualquer um pode curti-la, passando a receber atualizações de seu conteúdo em seu feed de notícias. Páginas são, portanto, uma maneira simples de professores e alunos compartilharem links, artigos, vídeos ou feeds de RSS. Nas páginas no Facebook, é possível também utilizar notas e comentários, além de vários outros recursos, como fóruns de discussão. Você pode, por exemplo, criar uma página para sua disciplina e seus alunos podem curtir páginas que outros criaram. Entretanto, ao contrário de grupos, as páginas não podem ser fechadas ou secretas, ou seja, tudo o que for postado em uma página torna-se automaticamente público.
  • Há vários outros aplicativos externos que podem ser utilizados em perfis, no mural, em grupos e em páginas no Facebook, como por exemplo, o SlideShare em que os alunos podem compartilhar apresentações fazendo upload  de seus slides; Perguntas é um recurso muito interessante, que possibilita a rápida elaboração de questões e pesquisas de opinião; outro recurso muito interessante é o Docs, que permite a criação colaborativa de documentos de texto. Entretanto, o documento tem que ser criado, editado e salvo no Facebook, ou seja, não são permitidos (no momento) nem upload nem download. Na verdade, esse é um dos pontos negativos do Facebook, mas não são motivos para afastar professores e alunos. Ao contrário, de 2011 para cá, surgiram muitas publicações  sobre o uso do Face em educação e seus autores  concluem: "Em nosso ponto de vista, softwares de redes sociais, como o Facebook, oferecem oportunidades únicas para a educação: facilitando a comunicação, promovendo uma comunidade de aprendizagem e promovendo competências do século XXI".
    Veja esta apresentação de José Erigleidson para o TRT:
    Facebook como suporte tecnológico para Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA
     Por que usar o facebook na formação de magistrados e servidores

FACEBOOK COMO SUPORTE TECNOLÓGICO PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT2 from Jose Erigleidson


Algumas páginas com conteúdo educacional interessantes de acompanhar: Discovery Channel Global Education, Encyclopaedia Britannica, NASA e National Geographic Education.


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